segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Monitoração e Posicionamento - Home Studio Básico

Monitoração e Posicionamento - Home Studio Básico
Posicionamento de Monitores de Referência e Posição para Audição


Achando o lugar ideal

De todos os componentes que fazem o seu ambiente de estúdio, os dois mais importantes para a produção musical de alta qualidade devem ser:

1) os ouvidos
2) monitores de referência

Mais especificamente, o posicionamento adequado desses componentes dentro de seu quarto, vai fazer toda a diferença na realização de mixagens precisas. Este artigo irá fornecer uma visão geral das práticas mais comuns e considerações ao configurar o projeto do seu homestudio para o posicionamento de seus monitores e posição de audição.


Tudo no seu devido lugar: Encontrando o "lugar ideal"

Seu quarto terá um conjunto específico de freqüências ressonantes a considerar, ao menos que você tenha montado seu estúdio em uma câmara anecóica. Atualmente, existem programas de computador disponíveis que podem analisar as dimensões do seu quarto e dizer-lhe quais são os "modelos" mais problemáticos que podem ocorrer, mas simplesmente colocando seus monitores em "stands" e tocar algumas músicas neles é uma maneira fácil de descobrir com o que você está lidando. A primeira coisa que se tornará óbvia é que o efeito desses "modelos" no quarto depende da posição de audição e da posição relativa dos monitores. Sentar-se no centro exato da sala é a opção menos desejável para a sua posição de audição, pois a freqüência fundamental da sala ou de seus harmônicos fará com que você anule algumas freqüências. Você pode experimentar a sua posição entre as paredes da frente e de trás, sentando no centro entre as paredes laterais para conseguir uma imagem estéreo equilibrada. Você poderá considerar colocar os monitores ao longo de uma das maiores paredes de seu quarto, se ele for estreito, para evitar reflexos da parede lateral.

Depois de determinar qual é a posição de escuta ideal dentro de seu quarto, é hora de determinar o melhor posicionamento dos monitores. Quando você coloca um monitor perto de uma parede ou superfície dura, parte de suas ondas de baixas freqüências irão viajar para trás do monitor e refletir a partir da parede. Algumas freqüências voltarão em fase e criarão "picos" que reforçam algumas freqüências, enquanto outras vão retornar fora de fase e criarão "troughs" que irão cancelar algumas freqüências. Você deve otimizar esses altos e baixos, garantindo que a distância entre as "costas" do monitor e a parede atrás dele seja diferente da distância entre a parede lateral e também diferente da distância para o chão e do teto. É melhor ter os monitores posicionados acima ou abaixo do ponto médio entre o piso e o teto - você pode inclinar ligeiramente os monitores para apontar o tweeter diretamente na altura do seu ouvido. Evite múltiplos exatos quando for posicionar os monitores, para minimizar os efeitos indesejáveis desse tipo de comportamento (ex. Se o seu falante está a 1,5 m da parede traseira, não colocá-lo exatamente 3 metros e 3,5 metros da parede lateral).

Para uma imagem estéreo, o setup ideal para posição de escuta e localização dos monitores é criar três pontos de um triângulo equilátero com os monitores apontados para os seus ouvidos em um ângulo aproximado de 30 graus para a linha central. Se você deve ou não posicionar os monitores com tweeter e woofer ao nível do ouvido, é uma discussão em curso, assim o ideal é experimentar os dois para encontrar a sua preferência, mas o "nível do ouvido" é o segredo. O termo "Near Field" refere-se ao monitoramento de quando você está ouvindo mais dos monitores e menos das reflexões da sala - em pequenas salas e projetos de estúdios, isso significa que sua posição de audição é geralmente de 1m a 1,5m de distância dos monitores. O ideal é que os monitores não devem ser colocados na mesa ou desktop, e sim atrás de seu desktop, em stands apropriados na altura e distância. Isso ajudará a evitar reflexões indesejadas causadas pelo desktop e evitar que vibrações de um monitor afete o outro. Se você não possui stands apropriados e deve colocar os monitores diretamente em seu desktop, coloque-os o mais perto possível da borda da frente e use algum tipo de borracha, espuma ou material pegajoso para evitar que os monitores se movam devido à vibração, o que pode diminuir a saída de graves e potencialmente cancelar o tweeter.



Tratamentos Acústicos e Ajustes

Um estúdio profissional geralmente tem o luxo de fazer um design apropriado e um tratamento acústico em sua sala principal. O proprietário de um homestudio, no entanto, geralmente terá de se contentar com os monitores simples em uma sala com o mínimo de tratamento acústico. Cada sala vai exigir algum tipo de tratamento acústico. Se você já ouviu uma música em uma sala/quarto vazio, sem carpete, você terá um exemplo do que estou falando. Arranjar uma sala com tapete ou carpete é provavelmente a coisa mais importante você pode fazer para controlar o comportamento do reverb na sala. Sem gastar uma fortuna, você pode ajustar seu ambiente de audição, acrescentando quadrados de espumas acústicas nas paredes laterais de um ou ambos os lados da sua posição de audição para ajudar a minimizar algumas ondas flutuantes e limpar a imagem estéreo. Se você estiver trabalhando em uma sala com um teto baixo, um quadrado de espuma colocado no teto acima da mesa de mixagem ajudará reflexões do teto. Você também pode colocar alguma espuma acústica atrás de seus monitores se eles estão posicionados perto da parede em um quarto pequeno. Evite o excesso de tratamento nas paredes, pois pode "matar" completamente sua sala.



Testes de audição para ajustes finais

Agora que você encontrou o "lugar ideal" para audição, posicionou seus monitores da melhor maneira possível, e considerou um pouco de tratamento acústico, é uma boa idéia fazer alguns testes de audição com alguns de seus CDs favoritos, gravados profissionalmente. Isso ajudará a verificar se você conseguiu um equilíbrio natural de todo espectro de freqüências dentro do seu quarto e alertá-lo para todos alguns pontos inconvenientes. Uma boa idéia para praticar é criar algumas gravações originais sem usar nenhum EQ para testar em outros sistemas e verificar a exatidão de seus ajustes. Se a gravação soa muito grave - ou, inversamente, falta grave - em outro sistema, você vai saber que precisa fazer ajustes para o posicionamento do seu monitor e corrigir problemas, aumentando a precisão de suas mixagens.

Fonte: www.uaudio.com
Tradução: Plugue Áudio e Tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário